quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CHASQUE ELETRONICO DE JUINA - MATO GROSSO





XV ENCONTRO DA FAMILIA FONTANA CARDOSO (05 A 08/01/2012)


NOSSOS SÍMBOLOS:  ELOS DE AFETO E COMUNHÃO

Nossa vida é repleta de símbolos que nos remetem a crenças, situações, pessoas, momentos vividos. Uma foto, uma música, um objeto, um bilhete, um simples papel de bala...podem nos remeter a pessoas queridas que fizeram ou fazem parte de nossas vidas. Somos eternizados através de símbolos. Pudemos comprovar isso com o 1° REVIVER que através do Blog Mandiocaço, tantas relíquias e SIMBOLOS nos remeteram aos ANOS DOURADOS do IMERAB.

Verificamos no Wikipédia, encontramos as seguintes definições de SIMBOLO:

O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo cotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.
A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionada de modo a que o receptor (uma pessoa ou grupo específico de pessoas) consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação. Pode também estar mais ou menos relacionada fisicamente com o objecto ou ideia que representa, podendo não só ter uma representação gráfica ou tridimensional como também sonora ou mesmo gestual.

Na nossa familia “de sangue” os SIMBOLOS estão muito presentes e nos remetem aos nossos Pais que tão bem repassaram valores de ética, trabalho, honestidade, justiça, solidariedade, humildade entre outros.
Assim, o detalhe de filó que vemos acima foi retirado de uma colcha confeccionada, nó a nó, ponto a ponto pelas mãos hábeis e persistentes de nossa querida mãe Rosa Maria. Na camiseta que utilizamos no Encontro deste ano, estampamos um coração com os detalhes do trabalho manual de valor inestimável.
 Ao lado do coração uma recomendação (da Ete) a todos da familia: ”Que na arte de tecer a vida, Deus nos torne sábios e humildes como nossos pais”.
Com certeza cada família é repleta de SIMBOLOS que dão sentido a vida e nos reportam as mais diferentes situações e ajudam manter nos firmes na base, mesmo que tenhamos alçado vôos incalculáveis e experiências que somente cada um conhece em seu íntimo.
Obrigada Maria do Rosário (Dáio) pelo privilégio de sua presença em nosso XV Encontro e pela possibilidade de divulgar esta forma de manter viva as tradições, costumes, ensinamentos e laços de amor que une a família.
Abraços.
Ivani Cardoso Dalla Valle
Juína/MT




Um comentário:

  1. Iva!tanto eu como a Neusa nos sentimos honradas com o convite de voces de participar do XV encontro de Família.
    Abraços para ti,filhas e Neta.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.