terça-feira, 22 de maio de 2012

HISTÓRIA DE MANDIOQUEIRA NO NOROESTE DO BRASIL


UM POUCO DE MINHA HISTÓRIA - IVANI

Cheguei em Juína em outubro de 1979. Tempos difíceis. Faltava tudo...ou melhor quase tudo...porque disposição, coragem e ousadia nunca faltaram. Aqui encontrei um povo lutador e com muita determinação para superar obstáculos. Na currutela – Projeto Juína, embrenhado no meio da Floresta Amazônica não havia mais que 500 pessoas.  Não havia infra-estrutura – energia, água, pavimento, escolas, hospital estava sendo construído, porém se nenhum recurso.  As compras e todo apoio logístico era trazido de Vilhena – RO (240km). Para quem não conhece a floresta amazônica fica difícil descrever qual a situação do início da colonização, porém para ter idéia muito semelhante aos filmes do “velho oeste”. Assim no final das poucas ruas poeirentas a mata intacta se apresentava imponente e  abrigava todos os tipos de animais e aves. A madeira era abundante e de ótima qualidade.
 A princípio moramos em um barraco de lona (plástica), enquanto aguardávamos a instalação de uma serraria para produzir as madeiras para construção de uma modesta casinha, no setor industrial.
Com a chegada de muitas famílias jovens, com filhos pequenos e em idade escolar a demanda para vagas nas escolas foi imensa. Uma verdadeira explosão! A Escola Dr. Guilherme Freitas de Abreu Lima estava sendo construída e num curto espaço de tempo ficou pequena para tantos estudantes. Faltavam professores. Em 1 980 recebi um convite do Diretor da nova escola para lecionar e aceitei o desafio assumindo uma 4ª série do ensino fundamental.. Foi o início de minha trajetória na educação. Cursei Logos II (magistério), Pegagogia, Especialização em Educação Física Infantil, Especialização em Formação de Formadores de Educação de Jovens e Adultos. Entreguei-me mais de 30 anos à educação pública de Mato Grosso. Experimentei alegrias e dissabores de cada função que exerci – Professora, Coordenadora do Centro Cívico Escolar, Coordenadora, Diretora e Superintendente Regional de Educação (eleita). Nesta caminhada, com a Graça de Deus, tive o prazer de conhecer e conviver com pessoas maravilhosas e de imensa disposição e compromisso que me ajudaram a viver e ser o que hoje sou. As vitórias e conquistas são resultado do trabalho coletivo, de equipe com as quais tive o privilégio de compartilhar as alegrias da realização de sonhos.
É importante ressaltar o apoio da família, em especial de minhas filhas Joseane e Eliziane, que souberam compreender as freqüentes ausências do lar para me dedicar à carreira profissional a qual foi coroada com a comenda de Honra ao Mérito Dom Aquino Correia, outorgada pelo Governador de Mato Grosso.
O reconhecimento público pelos serviços prestados ao município de Juína,  me foi concedido pela Câmara Municipal de Vereadores em 2010, através do título “CIDADÃ JUINENSE”, o qual me enche de orgulho.

Além dos 30 anos dedicados ao trabalho educacional nas escolas púbicas do estado, ainda contribuí diretamente para:
  • Criação da Associação Pestalozzi de Juína;
  • Criação e implantação da Biblioteca Municipal;
  • Criação e Organização do Colégio São Gonçalo de Juína;
  • Criação e realização dos JENON!S – Jogos Estudantis Regionais
  • Criação e realização do FESTIN – Festival de Teatro Infantil
  • Implantação dos cursos de Graduação da UFMT em Juína: Pedagogia, Administração, História e Direito;
  • Implantação e professora do Curso de Formação de professores não titulados da Zona Rural (GERAÇÃO/PRODEAGRO);
  • Realização de eventos junto à Associação de Senhoras de Rotaryanos (Casa da Amizade);
  • Desenvolvimento de ações e participação da Diretoria do SINTEP – Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso;
  • Criação e participação da AAEMA – Associação de Apoio à Educação e Meio Ambiente;
  • Participação na ASSENOR – Associação de Entidades do Noroeste de Mato Grosso.
  • Desenvolvimento de ações e participação na AME – Associação Ministério da Esperança;
Em 1994 fui convidada a assumir a Gerencia do SESI – Serviço Social da Indústria  no pólo noroeste de Mato grosso. Em 2000 assumi também a gerência do SENAI – Serviço Social da Indústria. Frente estas instituições foi possível participar de inúmeros cursos, congressos, seminários, encontros e especialmente da Academia de Líderes a qual propiciou uma ampla formação gerencial e de liderança.
Em 2009 a Unidade do SENAI foi reinaugurada, totalmente revitalizada, equipada e com uma estrutura padrão, tornando-se um cartão postal de nossa cidade, tal é sua beleza. Neste período frente ao SENAI qualificamos mais de 10 mil alunos em toda região noroeste de mato grosso (11 municípios), além de consultoria e apoio às Indústrias e seus trabalhadores.
 Retornei ao SESI em 2010 como Gerente da Unidade Juína onde implantamos  atendimento nas áreas da educação, saúde, lazer e responsabilidade social, criando mais oportunidades de desenvolver um trabalho de importância aos trabalhadores da indústria e toda comunidade e assim contribuir para melhoria da qualidade de vida.
Hoje (2011) me desliguei do Sistema Federação das Indústrias e estou implantando novos projetos – Consultoria e Intermediações financeiras, um novo desafio para novos tempos. Também estou colocando meu nome para apreciação da sociedade Juinense  - (17 mil eleitores de uma população de 38 mil habitantes) e se aprovada serei vereadora a partir de 2013.
Portanto, nossa missão em Juína ainda não acabou...Estamos apenas virando a página e escrevendo novas histórias deste povo,  desta cidade e região. Precisamos da ajuda de todas as pessoas que amam este lugar e da proteção de Deus para nos dar sabedoria e coragem para enfrentar os desafios, que não são poucos e nem pequenos!

Profª. Ivani Cardoso Dalla Valle 

7 comentários:

  1. O Rio Grande do sul deu uma professorinha e o Mato Grosso a transformou numa líder participativa e influente nas causas sociais.
    Parabéns amiga por este trabalho grandioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, obrigada pelo carinho...muitos bons frutos foram produzidos no Imerab e nada se compara o amor quenos une. Beijos
      Iva

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. IVA:
    Parabéns por essa trajetória de vida que já fizeste e meus votos de que continues trilhando grandes ideais.
    Um abração
    Vera Lucia- IJUÍ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha querida amiga. Não tem como parar...vou continuar pois este povo precisa donosso trabalho. Com certeza o IMERAB produziu bons frutos e sinto muito orgulha de ser filha do Rio Grande e desta família. Um grande beijo, amo você!
      Iva

      Excluir
  4. Parabéns Iva pela linda jornada.
    Que Deus te ilumine sempre e que possas ser uma ótima vereadora. Estou torcendo por você!
    Beijo com carinho.
    Oneide Toniazzo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha querida amiga e colega. Com certeza nosso IMERAB foi a fonte de tantos valentes brasileiros que não ousaram a construir sua história e fazer a diferença. Vi a reportagem de sua vida´, MARAVILHOSA! Ficamos orgulhos e satisfeitos em ter ajudado fazer a diferença na comunidade que escolhemos para viver. Saudades amiga! Beijos
      Olha o Sadi, meu irmão e Anila Smaniotto moram aí em C. Grande também. Um grande beijo e obrigada pelo carinho.
      Iva(ni)

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário.