domingo, 7 de outubro de 2012

AS VOLTAS DA VIDA

Dia 04/10/2012 - Daio e Irmã Vilma Reinar

Apesar do tempo que minha mãe reside no Lar Moriá-São Leopoldo, há poucos dias fiquei sabendo que a Vice Diretora, Vilma é de Ijuí.
Vilma foi estudante do CEAP, Escola Evangélica , de ensino particular  de excelente padrão pedagógico, bem como destaque em seleções esportivas municipais, estaduais e nacionais . Eu de escola pública municipal , voltada para o ensino agrícola,também de excelente padrão pedagógico, o meu querido IMERAB.
Na época, a rivalidade com nossa escola era muito marcante.  Seus treinadores eram disputadíssimos na região, pois os alunos atletas , recebiam as novas técnicas que eram copiadas por nós.
Tínhamos muita garra e nosso treinador, era um colega do Curso Técnico Agrícola, Arno Franzen (destaque no atletismo e ganhador de várias medalhas), o qual  seguia as orientações dos professores de Educação Física.
Nos famosos Jogos da Primavera, promovidos pela UEMI( União dos Estudantes do Município do Ijuí)era travado um verdadeiro duelo rolando muita briga..
Foi dessa rivalidade que surgiu o apelido pejorativo  e que, hoje é nossa GRIFE e muito nos orgulha: OS MANDIOQUEIROS DO IMERAB.
Eu e minhas colegas jogadoras de volei, em cada início de jogo, ficávamos ansiosas, encabuladas e furiosas com a torcida adversária que em coro gritava:  

"Osso,assa,assa mandioqueira vai pra roça" 
o que nos levava a cometer muitos erros nos  toques de bola, para decepção de nosso querido treinador.
Mas  com isso surgiu a inspiração dos mandioqueiros , em revidar os atletas de pele clara( maioria de origem alemã) e porte alto de : Coxas Brancas ou Coxas Grossas.
Essa vingança nos trazia prazer e realização, mas hoje meu cérebro me trai, não lembrando da reação deles.



Texto - Daio - Poa - RS.
Foto - Tati - Poa - RS.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.