segunda-feira, 21 de abril de 2014

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO



Na condição de aluno dos Cursos Normal Rural (1968-1971) e Técnico Agrícola (1972-1974), do IMERAB, ouso prestar uma singela homenagem a uma educadora que dedicou meio século de vida a educação em diversas instituições de ensino e que também foi minha professora, pelo exemplo da sua trajetória de vida na tarefa de lapidar talentos e na formação de verdadeiros cidadãos. Estou falando da Profª. Dolair Callai. 

Sua atuação como educadora nos leva a acreditar na possibilidade do Brasil um dia alcançar um patamar na educação digno de primeiro mundo. Todos os brasileiros espalhados nos diversos rincões dessa pátria merecem oportunidades igualitárias para tornar o Brasil competitivo com os países mais desenvolvidos do planeta.

O Profª. Dolair é uma dessas pessoas que Deus elegeu para servir e ajudar outras pessoas a se desenvolverem intelectualmente, contribuindo na construção do maior patrimônio que um ser humano pode conseguir que é o conhecimento.

Das aulas de Didática ministradas pela Profª. Dolair nos idos de 1969 e 1970, me resta a lembrança de uma educadora capaz de motivar e transformar em oportunidades o curso de vida de cada um de nós que fomos alunos seus. Já se passaram mais de 40 anos e ainda permanecem vivos em nossas lembranças os conhecimentos proporcionados no auge de nossa juventude.

Mas, a Profª. Dolair não se contentou somente em ser uma educadora exemplar. Sua atuação se estende a serviços voluntários onde muitas organizações governamentais não alcançam, nas mais diversas áreas, entre elas no trânsito, organizações públicas, nas relações familiares, apoio cultural e eventos étnicos-culturais e na sociedade de uma maneira geral, sempre visando o desenvolvimento econômico e social da comunidade.

Sua atuação lhe conferiu diversas condecorações, como o troféu “Mulher Cidadã” indicada pela UNIJUÍ; o título de “Educador Emérito do RGS” em 1988; em 1989 foi reconhecida como “Cidadã Ijuiense” pelo poder Público Municipal e, e em 2006, recebeu o título de “Professor Senior”, da UNIJUÍ.

E na condição de ex-aluno seu, sinto-me orgulhoso de ter convivido um pedacinho dessa longa trajetória de sucesso e que, certamente, a vida ainda lhe reserva espaço para muitas realizações em prol da humanidade.

Desejo-lhe muita saúde, paz e felicidade.

De Barra do Garças, Mato Grosso, para a inesquecível Profª. Dolair.
Jovelino Dallabrida


Um comentário:

  1. Amigo Dallabrida!
    A Dola é a nova integrante da comissão dos MANDIOCAÇOS.Ela está organizando uma revista com fatos pitorescos da nossa passagem pelo IMERAB.Acredito que a cronica do baile do cabide onde tu é o personagem principal, vai estar em destaque na revista.A homenagem feita em Ijuí foi mais que justa a grande educadora Dolair Callai.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.